Ensino Secundário

Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).

Destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente. Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

No Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, o ensino secundário visa proporcionar uma formação e aprendizagens diversificadas, que pode compreender:

  • Cursos científico-humanísticos vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior;
  • Cursos profissionais vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos;
  • Cursos de educação e formação de adultos, orientados no sentido de educação e formação para adultos que pretendam elevar os seus níveis de qualificação.

Ensino Regular

Curso de Ciências e Tecnologias

Tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias.

Habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e de representação gráfica de formas reais ou imaginadas.

Curso de Ciências Socioeconómicas

O curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas do ensino secundário tem por objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite adquirir o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo nas suas principais vertentes socioeconómicas.

Este curso permite compreender:

  • Conceitos essenciais de ciência económica;
  • Normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades;
  • Aspetos relevantes da sua organização económica;
  • Aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e a compreensão das dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

Curso de Línguas e Humanidades

O curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar:

  • O desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
  • A consolidação de competências de leitura e de escrita;
  • O relacionamento entre aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas;
  • O estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.

Curso de Artes Visuais

O curso do ensino secundário Científico-Humanístico de Artes Visuais tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem:

  • desenvolver as capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural;
  • desenvolver a percepção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica;
  • favorecer a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correcto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da actividade criativa.
  • permitir identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objecto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.

Ensino Profissional

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória e que desejem adquirir competências na área das ciências e tecnologias informáticas, na sua vertentes da análise, programação e gestão de sistemas informáticos.

Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória e que desejem adquirir competências em diagnóstico, manutenção e reparação de equipamentos informáticos, à instalação e configuração de sistemas operativos e à implementação e gestão de sistemas de rede.

Técnico de Eletrotecnia

Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória e que desejem adquirir competências em diagnóstico, manutenção e reparação e instalação de sistemas e circuitos elétricos.

Técnico de Comércio

Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória e que desejem adquirir competências na área do comércio, vendas, gestão e comunicação em contexto comercial.

Técnico Administrativo

O Técnico Administrativo terá com principais funções a execução de tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos, tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou serviço público, utilizando equipamento informático e equipamento e utensílios de escritório.