Escola Básica 2,3

Aranguez

Oferta de ensino

Do 5º ao 9º ano

 

Localização

Setúbal – Aranguez 

Coordenadora

Ana Cristina Pereira

Notícias, comunicados, atividades...

Novidades

EB Aranguez - COVID-19 - Comunicado

Comunicado à Comunidade Escolar da Escola Básica de Aranguez No dia 30-10-2020 uma assistente operacional…

Ler mais

Retoma do funcionamento do Pavilhão Desportivo

Caro(a)s alunos e Exmo(a)s Encarregados de Educação, Dado que se encontram garantidas as condições de…

Ler mais

Plano de Contingência - Regresso às aulas em regime presencial

Publica-se o Plano de Contingência e a respectiva adenda, relativa ao regresso às aulas em…

Ler mais

Horários das Turmas - Ano Letivo 2020/21

Informa-se à comunidade escolar que já se encontram disponíveis os horários das turmas da Escola…

Ler mais

Receção aos Alunos e Encarregados de Educação 2020/21

Maria Fernanda Oliveira, diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, deixa uma mensagem aos…

Ler mais
Próximos

Eventos

Neste momento, não existem eventos agendados.

Sobre a Escola


A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Aranguez , situada numa zona central da cidade, entrou em funcionamento a 15 de outubro de 1984. Este estabelecimento é constituído por cinco blocos, A, B, C, D e E, todos com rés-do-chão e primeiro andar, à exceção do bloco B que só tem um piso, e um Pavilhão Gimnodesportivo inaugurado em setembro de 2009.

Esta escola tem conseguido ao longo do tempo, dar respostas diferenciadas e adequadas às necessidades e às disposições legais em vigor. Atualmente, a sua ação e intervenção assenta no novo paradigma da Educação Inclusiva – visando dar resposta à diversidade de necessidades e potencialidades de todos os alunos – tanto no aumento da sua participação nos processos de aprendizagem, como na vida da comunidade educativa.

Sendo o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama – agrupamento de referência no domínio da visão – a EB 2/3 de Aranguez possui a resposta educativa especializada necessária, bem como equipamentos e materiais específicos que garantem a acessibilidade à informação e ao currículo, bem como a adequação de espaços.

Encontra-se sediado nesta escola o Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (CRTIC), que faz parte da rede nacional de prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação e que procede à avaliação das necessidades dos alunos, a pedido das escolas, para efeito de atribuição de produtos de apoio de acesso ao currículo.

A escola possui imensos projectos que decorrem ao longo do ano letivo, uns em atividades extra-letivas, outros em complemento do currículo das várias disciplinas ou em interdisciplinaridade. Um dos projetos que envolve imensos alunos e professores é o Projeto Escola Azul.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Este programa nacional distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha. Assim surgiu o “Aranguêz Sabe a Mar”, projeto interdisciplinar, que viu a sua candidatura aprovada a 11 de setembro de 2019.

A Biblioteca Escolar da E.B. 2/3 de Aranguez, em conjunto com as bibliotecas de todo o agrupamento, integra-se na Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).

Mantendo-se em linha com o documento orientador da RBE, Referencial Aprender com as Bibliotecas Escolares, a biblioteca da Aranguez oferece serviços diversificados, necessários em contextos de aprendizagem e ao desenvolvimento das diferentes literacias, tais como: sala de leitura e de estudo e de apoio ao trabalho de pesquisa, recursos impressos e eletrónicos e digitais diversificados e implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania e uma equipa de professores atentos e empenhados em apoiar e motivar os alunos nas diferentes atividades em todo o processo educativo.

Galeria

Exterior

Biblioteca

Salas de Aula e Informática

Auditório

Outros espaços

Mensagem da coordenadora

“Somos Aranguez”

Esta é a frase que melhor define a Comunidade Educativa da Escola de Aranguez. Há um sentimento de pertença a uma comunidade viva, uma comunidade que “veste a camisola”, que dá o seu melhor para que os alunos aprendam e se sintam felizes na Escola.

Aqui, todos somos importantes no processo ensino-aprendizagem. Aqui, procuramos fomentar um bom relacionamento entre Professores, Alunos, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação. No fundo, procuramos dar as bases e contribuir para que os nossos alunos sejam bons cidadãos e possam dar o seu melhor na construção de um Mundo melhor!

Informações &

Contactos

Telefone

265 541 120

Localização

Rua do Mirante

2910-609 Setúbal

Correio eletrónico

ebaranguez@aesgama.pt