Reunião que marcou o início do projeto “Data Literate”

Mais de uma dezena de pessoas de sete parceiros de três fusos horários diferentes, da Lituânia a Portugal, foi o “mix” de ingredientes para a reunião de lançamento do projeto Data Literate.

O encontro teve lugar no dia 6 de maio com um workshop de meio dia para o lançamento da implementação do projeto financiado no âmbito do Programa Erasmus+ que, no passado mês de outubro de 2020, promoveu extraordinárias “Parcerias Estratégicas em Resposta à Situação Covid-19“.

O projeto Data Literate tem uma missão bem definida e muito específica de capacitar educadores em Literacia Digital, por meio de iniciativas de desenvolvimento profissional contínuo e abordagem prática e colaborativa que permitirá não apenas aos professores, mas também aos dirigentes de escolas e alunos, aumentarem suas competências digitais, em particular aqueles relacionados com literacia de dados digital para a educação.

O consórcio do projeto é coordenado pela Universidade de Vilnius, em parceria com a Dataninja e a INOVA +, duas empresas europeias focadas em programas de formação digitais e baseados em dados. Eles trabalharão com escolas secundárias da Lituânia, Portugal, Espanha e Itália para criar e testar cursos de alfabetização em dados em suas aulas.

O Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama é parceiro no Projeto Data Literate, pretendendo contribuir para os resultados deste projeto mas também aproveitar a partilha de conhecimentos e os conhecimentos adquiridos integrando-os no Plano de Capacitação Digital do Agrupamento.

Como tal, a Diretora do Agrupamento, Maria Fernanda Oliveira, e um dos docentes que terão responsabilidades nos trabalhos a desenvolver no âmbito do projeto, estiveram presentes na reunião. 

Para mais informações, consulte a página do Projeto.

Data Literate is a joint research project funded under the Erasmus+ Programme for capacitating educators of secondary schools. Project Reference: 2020-1-LT01-KA226-SCH-094766

The European Commission’s support for the production of this website does not constitute an endorsement of the contents, which reflect the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *