EB Aranguez – COVID-19 – Comunicado

Comunicado à Comunidade Escolar da Escola Básica de Aranguez
No dia 30-10-2020 uma assistente operacional da Escola Básica de Aranguez começou com os primeiros sintomas, que poderiam ser compatíveis com COVID-19.
 
Seguindo o protocolo estabelecido, contactou a linha SNS24 que lhe indicou um local para realizar o teste à CoVid-19 e ficou em casa em isolamento profilático. Não regressou à Escola desde então e conheceu o resultado (positivo) apenas neste fim de semana.
Seguindo indicações da unidade de Saúde Pública, os 7 assistentes operacionais que estiveram em contacto mais próximo com o caso positivo na última semana em que esteve ao serviço, foram mandados para casa em isolamento profilático ontem dia 07-11-2020. Estão assintomáticos e aguardam a realização do teste à CoVid-19 e ficarão em isolamento até ao dia 13-11-2020.
 
A Escola tem vários assistentes operacionais de atestado e outros com tarefas moderadas e com menos estes 7 assistentes operacionais não consegue manter todos os blocos de aulas, espaços e os diversos serviços a funcionar em segurança, desde as 8:00 até às 18:35. Assim, em articulação estreita com a coordenação da escola, autoridades de saúde e Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, foram decididas as seguintes medidas, a implementar na escola, de 09-11-2020 a 13-11-2020:
  • manter o ensino presencial para os 5º, 6º e 7º anos;
  • passar ao ensino não presencial (à distância) nos restantes anos (8º e 9º anos).
  • encerrar todas as salas do bloco C e o pavilhão gimnodesportivo, para se assegurar o funcionamento dos restantes blocos de aulas D e E, os quais irão servir os alunos de 5º, 6º e 7º anos.
Durante os próximos dias e até que possamos ter a substituição de alguns assistentes ou o regresso dos que se encontram em isolamento profilático, desde que tenham o resultado dos testes, vamos comunicando algumas alterações a este funcionamento excecional e temporário.
Quando tivermos um número de assistentes suficientes para voltar a abrir os blocos agora encerrados, as turmas de 8º e 9º anos, voltarão ao regime presencial, o que poderá acontecer já na segunda-feira, dia 16-11-2020.
 
Pedimos a colaboração dos pais dos alunos dos 5º, 6º e 7º anos para os seguintes condicionalismos no funcionamento da Escola Básica de Aranguez ao longo desta semana:
  • Não conseguiremos assegurar os serviços de reprografia e papelaria;
  • O serviço de bar terá um horário limitado, pelo que pedimos que assegurem que os vossos educandos levam o lanche para a escola.
Continuaremos a trabalhar para que todos os elementos da nossa comunidade educativa se sintam em segurança na nossa Escola e por isso continuamos empenhados em cumprir todos os protocolos previstos no plano de contingência e nas orientações do Ministério da Educação para o funcionamento deste ano letivo tão atípico.
 
Sobretudo, desejamos que todos continuem a valorizar a escola como um espaço seguro e indispensável para o crescimento de todos!
 
Setúbal, 08-11-2020
A Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama,
Maria Fernanda Resende Correia da Silva Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *