Alunos da ES Sebastião da Gama participam no PAPTICe 2020

O Concurso Nacional PAPTICe é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e que tem por objectivo «reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projectos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia, Electrónica e Automação».

A participação no Concurso Nacional PAP “TICe” implica que o/a aluno/a conceba e desenvolva projectos, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional (PAP), orientado/a por um/a professor/a de informática, no ano levito em curso.

Este ano letivo, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama marca presença no PAPTICe com dois projetos:

“Estudasses, oh Filho”

Autor: Daniel Lourenço Pinto     Professor orientador: Nuno Gonçalves

Este projeto consiste na criação de um jogo 2D, intitulado “Estudasses, oh Filho”, onde o jogador assume o papel de personagem principal que terá alguns desafios para cumprir enquanto explora o mapa da sua escola. As escolhas influenciarão a direção que o
jogo irá tomar. Dentro da narrativa, existirão também vários mini jogos com missões para aumentar a ação do jogo. O cenário do jogo será baseado na Escola Secundária Sebastião da Gama, incluindo também parte do Parque do Bonfim.

Casa Inteligente

Autor: David Vaz     Professor orientador: Emilio Pereira

Este trabalho consiste na construção de uma casa inteligente. Pretende-se com este projeto mostrar que apenas com uma aplicação no telemóvel é possível facilitar algumas tarefas do nosso quotidiano como ligar/desligar as luzes, sistema de rega e abrir/fechar as persianas – uma mais valia para pessoas com mobilidade reduzida. Para operacionalizar este projeto, foi utilizada programação em Arduino e uma aplicação para telemóvel feita no App Inventor.

O evento de apresentação dos projetos e premiação dos autores irá ser decorrer hoje, dia 5 de outubro, das 14:00h às 18:00h numa plataforma online escolhida pela ANPRI.

CLIQUE AQUI PARA ASSSITIR AO VIVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *