Banco de Recursos Aberto – AEC – 3º Período à distância

A necessidade de empreender novos percursos na atual situação de pandemia, levou-nos a implementar formas diferentes de trabalhar em contexto de AEC a distância, de modo a motivar a participação dos alunos, bem como o envolvimento quer dos professores titulares, quer das famílias.

No âmbito das atividades a distância e em articulação com o Agrupamento de Escolas, as atividades de cada AEC foram disponibilizadas à comunidade educativa na página do próprio Agrupamento, em aesgama.pt/aec.

Estas atividades resultaram do trabalho colaborativo entre os técnicos e pretenderam dar continuidade ao trabalho desenvolvido presencialmente desde o início do ano letivo, no que respeita aos objetivos definidos. Algumas das atividades incluíam propostas de participação dos alunos – o que veio a revelar-se bastante positivo –, através da receção de trabalhos realizados pelas crianças, em áudio ou ficheiros digitais.

Dada a quantidade de propostas de atividades em formato vídeo, optou-se por criar uma página no Youtube, cujos links foram publicados na página do Agrupamento, que continuou a ser o canal de comunicação preferencial com alunos e respetivas famílias.

Com base na dinâmica que se gerou entre todos os intervenientes em torno destas atividades, é de prever que os recursos construídos durante este período sejam utilizados futuramente, quer pelos alunos e famílias, quer pelos técnicos das AEC em regime presencial, quer, ainda, por professores titulares que venham a considerar pertinentes algumas das atividades propostas. De facto, a alternativa encontrada para as AEC a distância poderá funcionar como um banco de recursos aberto, que disponibilizará as atividades à comunidade educativa.

Site/área de destaque: aesgama.pt/aec

Nota: para além do reconhecimento, da qualidade e da excelência das AEC, no 3º período a distância, evidenciadas pelo Conselho Geral, sugerimos que seja consultado o testemunho da Diretora do Agrupamento, Professora Maria Fernanda Oliveira, nas partes finais dos seguintes registos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *